terça-feira, 14 de junho de 2016

E ASSIM... NOSSAS CRIANÇAS VÃO APRENDENDO!

Durante os cinco primeiros anos de vida,
as crianças aprendem o padrão básico 
do discurso que usarão no decorrer de suas vidas;
Absorvem naturalmente a linguagem, 
ouvindo e utilizando a do adulto como referência.
 Porém, não é só ouvindo e repetindo as palavras
 que serão capazes de construir a linguagem.
 É principalmente pelo significado, pelas aproximações 
com a realidade e pela disposição para procurar
 evidências que as levem a mudanças de 
hipóteses que são capazes 
de compreender o mundo e agir sobre ele.
 Pesquisas neurológicas reforçam a importância
 da aprendizagem nos anos iniciais, ao demonstrarem
que aos três anos o cérebro humano tem  
estrutura pronta para aprender e nele ocorrem cerca 
de um trilhão de movimentos sinápticos.
 Número que representa o auge das conexões sinápticas 
do cérebro humano, sendo importante aproveitar as
 "janelas de oportunidades", oferecendo estímulos 
para as crianças desenvolverem o maior número 
possível de habilidades. 
"SINÁPSES" ( as regiões de contato entre dois neurônios) 
Permitindo aos neurônios transmitirem informações entre si.
NEURÔNIOS: -são células nervosas, que desempenham
 o papel de conduzir os impulsos nervosos.
Estas células especializadas, são portanto, 
as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano. 
O maior desafio portanto é fazer justiça ao potencial 
de desenvolvimento da criança, buscando 
recursos para enriquece-lo, saindo do conceito 
singular de alfabetização.
Para compreendê-lo como uma alfabetização 
para o mundo, dando possibilidades
 às meninas e aos meninos 
De se apropriarem de ferramentas básicas que lhes
permitam se comunicar e seguir aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário