Durante os cinco primeiros anos de vida,
as crianças aprendem o padrão básico
do discurso que usarão no decorrer de suas vidas;
Absorvem naturalmente a linguagem,
ouvindo e utilizando a do adulto como referência.
Porém, não é só ouvindo e repetindo as palavras
que serão capazes de construir a linguagem.
É principalmente pelo significado, pelas aproximações
com a realidade e pela disposição para procurar
evidências que as levem a mudanças de
hipóteses que são capazes
evidências que as levem a mudanças de
hipóteses que são capazes
de compreender o mundo e agir sobre ele.
Pesquisas neurológicas reforçam a importância
da aprendizagem nos anos iniciais, ao demonstrarem
que aos três anos o cérebro humano tem
estrutura pronta para aprender e nele ocorrem cerca
da aprendizagem nos anos iniciais, ao demonstrarem
que aos três anos o cérebro humano tem
estrutura pronta para aprender e nele ocorrem cerca
de um trilhão de movimentos sinápticos.
Número que representa o auge das conexões sinápticas
do cérebro humano, sendo importante aproveitar as
"janelas de oportunidades", oferecendo estímulos
para as crianças desenvolverem o maior número
possível de habilidades.
para as crianças desenvolverem o maior número
possível de habilidades.
"SINÁPSES" ( as regiões de contato entre dois neurônios)
Permitindo aos neurônios transmitirem informações entre si.
NEURÔNIOS: -são células nervosas, que desempenham
o papel de conduzir os impulsos nervosos.
Estas células especializadas, são portanto,
as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano.
NEURÔNIOS: -são células nervosas, que desempenham
o papel de conduzir os impulsos nervosos.
Estas células especializadas, são portanto,
as unidades básicas do sistema que processa as informações e estímulos no corpo humano.
O maior desafio portanto é fazer justiça ao potencial
de desenvolvimento da criança, buscando
recursos para enriquece-lo, saindo do conceito
singular de alfabetização.
de desenvolvimento da criança, buscando
recursos para enriquece-lo, saindo do conceito
singular de alfabetização.
Para compreendê-lo como uma alfabetização
para o mundo, dando possibilidades
às meninas e aos meninos
para o mundo, dando possibilidades
às meninas e aos meninos
De se apropriarem de ferramentas básicas que lhes
permitam se comunicar e seguir aprendendo.
permitam se comunicar e seguir aprendendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário