A Educação infantil foi, por muito tempo, vista como apenas
um local específico para cuidar de crianças pequenas,
não se levando em conta o caráter pedagógico.
Com a evolução das políticas educacionais, através das novas
descobertas sobre o desenvolvimento infantil,
o educador se tornou tão importante quanto o educar.
Mas como educar, ensinar conteúdos na Educação Infantil,
com crianças tão pequenas?
A criança deve ser vista na sua totalidade.
Devemos respeitar o ritmo de cada uma, bem como
sua história e cultura em que está inserida.
Nessa fase aprende-se de forma lúdica, através de brincadeiras
e atividades que explorem a socialização das crianças.
É muito importante que aprendam sobre respeito,
confiança e aceitação, desde pequenos.
O professor é um mediador do conhecimento,
que auxilia a criança nesse processo de
experimentação do mundo.
O contato com novos ambientes, diferentes crianças,
regras, é essencial para o desenvolvimento infantil.
Porém, esse processo não se finda na escola.
A família tem papel essencial, pois deve dar continuidade
ao trabalho desenvolvido pelo professor, orientando
em "atividades para casa", e estando sempre
presente na comunidade escolar.
presente na comunidade escolar.
A LDB - Lei de Diretrizes e |Bases da Educação -
assegura o desenvolvimento integral da criança,
nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
A Educação Infantil não é só brincadeira.
É aprendizado! É estímulo!
É vivência! É amadurecimento!
Ela é de extrema importância para
a adaptação à rotina pedagógica, e para
o aprendizado de conceitos básicos.
a adaptação à rotina pedagógica, e para
o aprendizado de conceitos básicos.
É nela que a criança aprende a aprender.
e precisa ser uma experiência satisfatória e prazerosa,
para que sua trajetória escolar seja proveitosa.
e precisa ser uma experiência satisfatória e prazerosa,
para que sua trajetória escolar seja proveitosa.
Em pesquisas se observa que, muitos alunos com alto
índice de repetência, são crianças que não
frequentaram a Educação Infantil.
índice de repetência, são crianças que não
frequentaram a Educação Infantil.
Então valorizemos essa fase da criança e
os profissionais que delas cuidam e educam.
os profissionais que delas cuidam e educam.
As crianças são mais "espertas" e têm acesso
a mais informações que antigamente.
a mais informações que antigamente.
" Se temos que esperar, que seja para colher a semente
boa que lançamos hoje no solo da vida.
boa que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear, então que seja para produzir
milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade. " Cora Coralina
" A alegria não chega apenas no encontro do achado,
mas faz parte do processo de busca.
mas faz parte do processo de busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura,
fora da boniteza e da alegria. " Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário