quarta-feira, 4 de outubro de 2017

EDUCAR COM EXCELÊNCIA

"...O que significa educar com excelência?
Excelência é tudo aquilo que ultrapassa,
é tudo aquilo que vai além.
Portanto, a educação excelente é aquela que faz 
mais do que a obrigação. Isto é, aquela que tem obrigação 
como ponto de partida, não como ponto de chegada.
Uma educação excelente é aquela que oferece 
sólida base científica, formação de cidadania, 
concepção de solidariedade social...
Mas que faz isso de uma maneira que encante, que eleve,
que faça com que haja alegria e prazer naquilo, 
de maneira que se queira mais.
Portanto, a excelência é aquela que não tem um ponto
de interrupção. Excelência é um horizonte, 
não é um lugar onde se chega.
Quando pensamos em novos tempos e novas gerações
de alunos, que novas atitudes o educador deve perseguir?
A gente tem de ter três grandes atitudes.
A primeira delas é coragem.
Entender que coragem não é ausência de medo,
mas é capacidade de enfrentar o medo.
E nós temos de ter coragem pra entender
que hoje há um movimento novo,
e nós temos de lidar com ele.
Temos uma sociedade que muda com muita velocidade.
Por isso, os alunos novos apresentam para nós
não um encargo, mas um patrimônio.
Portanto, eles são uma fonte de aprendizagem.
É preciso ter coragem para lidar com essa questão.
Segundo: humildade.
Saber que eu não sei todas as coisas.
E se eu estou na educação, eu preciso entender que
só é um bom ensinante quem for um bom aprendente.
Em terceiro lugar: paciência.
A gente não constrói as coisas e maneira apressada,
de maneira açodada.
Ao contrário há um tempo de maturação
em que as coisas acontecem.
Por isso , coragem, humildade e paciência.
Essas atitudes nos permitem entrar na estrada.
Não significa que, com elas, a gente já chega no final.
Mas é assim que a gente começa." Mario Sergio Cortella
"A gente só encanta quando se encanta.
 Se eu não estiver encantado com 
o meu objeto de conhecimento, 
                            eu não posso encantar o outro."     Mario Sergio Cortella

Nenhum comentário:

Postar um comentário