sexta-feira, 26 de maio de 2017

BRINCANDO E APRENDENDO

O meio em que vivemos não é apenas para ser visto, mas para ser tocado, 
cheirado, ouvido e degustado, e a escola é um dos ambientes em que, 
primeiro, as crianças podem ter essas percepções de como explorar
o mundo por meio do corpo e dos cinco sentidos; 
segundo, entender o que diversos objetos que fazem parte desse mundo
 têm de diferente ou de comum. 
E tais percepções devem ser desenvolvidas em todas as etapas da vida.
Ensinando primeiro o corpo caminhar, para depois esse amplo movimento
se concentrar apenas nos dedos, segurando um lápis...
Essas atividades de coordenação ampla ou geral visam harmonizar os 
movimentos dos grandes músculos. Simples assim...
O processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização,
a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam
movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela 
tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos....
A partir do momento que a criançada se sente segura todas as experiências 
vão fluindo de forma satisfatória e cheia de aprendizado.
Criar possibilidades de aprendizagem onde a criança possa reconhecer-se
como pessoa, perceber seu corpo ampliando a imagem global  
e as funções de suas partes, interagindo com o outro de forma respeitosa, 
valorizando o que cada um consegue fazer diante de suas limitações
É necessário trabalhar conceitos e conhecimento num ambiente de respeito, 
socialização sem criar conflitos com os colegas por qualquer motivo.
Brincar, aprender e fazer acontecer: são práticas cotidianas na
Educação Infantil.

2 comentários:

  1. Ai que coisa mais linda ...que delicia estao de parabens a Professora Dani e demais e todas falo dela poos ela da aula para minja florzinha e uma pessoa e tanto firme quando necessario e muito carinhosa sempre e a equipe monteiro lobato e um show a parte cada dia mais me encanto com vcs!

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho!!!! Parabéns a toda equipe.

    ResponderExcluir