segunda-feira, 29 de maio de 2017

DICA Nº 02

ENSINE OS FILHOS A SEREM RESPONSÁVEIS PELOS PRÓPRIOS ATOS

Como pais, nós queremos proteger sempre nossos filhos de todo mal.
Muitas vezes acabamos por tentar proteger os filhos deles mesmos
o que mostra-se danoso, pois fazendo isso, os pais tornam-se um empecilho
no processo de desenvolvimento dos filhos e na construção de conceitos éticos e moral.
Quando os filhos são pequenos e dependentes de nós, 
somos responsáveis pelo seu bem estar e segurança.
A medida que ficam mais velhos, temos de ensiná-los a serem responsáveis, 
e nesta fase ensinaremos aos filhos valores familiares e valores morais
que servirão de base para a vida deles.
Para o filhos tornarem-se adultos independentes e autossuficientes, temos 
que instilar neles a importância de serem responsáveis e aprenderem 
a arcar com as consequências dos atos que praticam.
Por isso não se apresse a sair correndo para ajudá-los
 e jamais resolva os problemas deles.
Eles deverão ser ensinados a desenvolverem as próprias estratégias
 para solucionar os conflitos e fortalecerem a própria estrutura emocional 
para arcarem com as consequências que virão quando algo der errado.
Crianças cujos pais entram na frente para resolver tudo, acabam por tornarem-se
fracos moral e emocionalmente para gerirem a própria vida quando adultos.
Continuam eternos bebezões, dependente dos pais para tudo.
Crescem confiando que os outros sempre estarão lá para resolver os problemas deles.
Você deve conhecer adultos que ainda aos 40 anos moram com os pais
 e são solteiros, pois não conseguem estabelecer um relacionamento.
Ou ainda, casos em que apesar de casarem, moram próximo aos Pais e quase
sempre recorrem a eles para todos os problemas que enfrentam.

Um comentário:

  1. Cada lição .... me vi nesse texto exatamente eu .sou casada feliz no meu casamento .meu sou totalmente dependente da minha mãe até hoje ela briga comigo RS... pois quero era o tempo tudo comigo e ela jamais a minha atenção por fazer o mesmo com minha filha fala que tenho que deixar ela voar brinco que eu dependo dela não ela de mim o que é verdade sei que temos que criar nossos filhos para os mundos mas como é difícil deixá Los .mesmo que por algumas horas. Mas foi a melhor coisa o melhor presente e com certeza o amadurecimento maior da minha vida graça a coordenadora e diretora maravilhosa que a escola tem si tenho gratidão a vcs

    ResponderExcluir